quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dicas de Material

Usando música com iniciantes


A pouca proficiência na língua é um dos maiores empecilhos para o uso de letras de música com alunos iniciantes. No entanto, tenho aplicado com sucesso algumas estratégias que contornam um pouco esse problema.

Em primeiro lugar, acho importante que os alunos saibam o que estão cantando, independentemente do grau de dificuldade da letra. Procuro também partir do vocabulário que eles já dominam, levando-os a fazerem associações que lhes permitam inferir o significado de outras palavras, ampliando, assim, o seu vocabulário.

Apesar do exemplo abaixo ser em inglês, professores de outros idiomas podem usar atividades semelhantes para trabalhar com música com seus alunos.

1) A técnica da correspondência de versos

A letra é apresentada em duas versões: na língua original (em versos numerados) e na língua alvo (com versos seguidos de parênteses). A tarefa dos alunos será a de fazer a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas" que eles buscarão no próprio texto: palavras que eles já conhecem e termos cognatos (semelhantes nas duas línguas).

Exemplo:

You're beautiful (Part I)

( ) My life is brilliant. (2x)

( ) My love is pure.

( ) I saw an angel.

( ) Of that I'm sure.

( ) She smiled at me on the subway.

( ) She was with another man.

( ) But I won't lose no sleep on that,

( ) 'Cause I've got a plan.

( ) You're beautiful. You're beautiful.

( ) You're beautiful, it's true.

( ) I saw your face in a crowded place,

( ) And I don't know what to do,

( ) 'Cause I'll never be with you. 1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente

2. Você é bonita, é verdade.

3. Meu amor é puro.

4. E eu não sei o que fazer

5. Minha vida é ótima.

6. Você é bonita. Você é bonita.

7. Porque eu nunca estarei com você.

8. Eu vi um anjo.

9. Porque eu tenho um plano.

10. Ela estava com outro homem.

11. Disso eu tenho certeza.

12. Mas eu não vou perder o sono por isso

13. Ela sorriu pra mim no metrô.

2) A técnica da tradução "assistida"

Nesse tipo de atividade, eu traduzo os versos, mas deixo lacunas na letra original. Os alunos vão completar, a partir da tradução, as palavras que estão faltando. Depois, ao ouvir a música, eles irão confirmar se os seus palpites estavam corretos.

Como o refrão já havia sido trabalhado na Parte I, nessa segunda parte ele aparece sem a tradução.

You are beautiful (Part II)

Yeah, _______ caught my eye, Sim, ela chamou a minha atenção

As ________we walked on by. Quando nós passamos (um pelo outro)

She could see from my _________ that I was, Ela pode ver pela minha cara que eu estava

Flying high, Voando alto

And I don't think that I'll _________ her again, E eu acho que não vou vê-la de novo

But we shared a _____________ that will last till the __________. Mas nós compartilhamos um momento que vai durar até o fim.

You're beautiful. You're beautiful

You're beautiful, it's true.

I saw your face in a crowded place,

And I don't know what to do,

'Cause I'll never be with you.

You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.

There must be an ___________ with a ___________ on her ___________, Deve haver um anjo com um sorriso no rosto

When she thought up that I should be _________ you. Quando pensou que eu deveria estar com você.

But it's ___________ to face the truth, Mas é hora de encarar a verdade,

I will ___________ be with you. Eu nunca estarei/ficarei com você.

3- A técnica da ênfase gramatical

Nesse caso, eu destaco na letra os aspectos gramaticais que eu estou trabalhando com os alunos no momento (no caso, o passado simples). Eu peço aos alunos que completem as lacunas com o passado dos verbos indicados, e depois toco o CD para que eles confiram se estavam certos. O significado da letra é trabalhado posteriormente, com a ajuda do grupo.

"You're Beautiful"

Complete the lyrics with the past tense of the verbs in parenthesis

My life is brilliant. My love is pure.

I saw an angel. Of that I'm sure.

She ___________at me on the subway. (smile)

She ______ with another man. (be)

But I won't lose no sleep on that, 'Cause I've got a plan.

You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.

I ________ your face in a crowded place, (see)

And I don't know what to do, 'Cause I'll never be with you.

Yeah, she ____________my eye, (catch)

As we ____________ on by. (walk)

She _____________see from my face that I was flying high (can)

And I don't think that I'll see her again,

But we __________a moment that will last till the end. (share)

You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.

I saw your face in a crowded place, And I don't know what to do,

'Cause I'll never be with you.

You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.

There must be an angel with a smile on her face,

When she ___________ up that I should be with you. (think)

But it's time to face the truth, I will never be with you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário